44ª Festa do Fundidor reúne mais de 600 pessoas e celebra tradição, história e excelência da metalurgia em Joinville

  • Foto: Divulgação -

Evento anual da Escola Técnica Tupy destacou a importância dos profissionais da fundição, homenageou Robson Luiz Martins como Fundidor do Ano e celebrou cinco décadas da turma de Metalurgia de 1974

Realizada anualmente em Joinville, a 44ª Festa do Fundidor reafirmou por que é uma das celebrações mais tradicionais da cidade. Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento promovido pela Escola Técnica Tupy (ETT), instituição do ecossistema UniSociesc, no Campus Park. Como de costume, a solenidade dedicada a Santa Bárbara, padroeira dos fundidores, reuniu trabalhadores da fundição e metalurgia, alunos e egressos, professores, familiares e convidados em um encontro marcado por homenagens e emoção.

O ponto alto da noite foi a entrega do título de Fundidor do Ano, concedido pela ETT a profissionais que se destacam no setor. Nesta edição, o homenageado foi Robson Luiz Martins, da Schulz. Muito aplaudido, Robson celebrou o reconhecimento destacando a relevância da profissão para o país e para a indústria.

“Ano após ano essa solenidade fica melhor. Essa festa nos orgulha porque marca a nossa profissão e nos deixa com vontade de produzir e melhorar cada vez mais. O Brasil, o mundo e a indústria dependem do fundidor”, afirmou.

A trajetória de Robson evidencia sua contribuição ao setor. Técnico em Metalurgia formado pela Escola Técnica Tupy em 1975, ele possui graduação em Administração pela Univille e pós-graduação em Engenharia de Produção e Manufatura pela FGV. Com 48 anos de experiência profissional, ingressou na Schulz em 2009 e, desde 2024, atua na Engenharia de Qualidade de Fornecedores.

Para a reitora da UniSociesc, Cinthia Rocha, reconhecer esses profissionais é parte do compromisso institucional com a história da cidade.

“A Escola Técnica Tupy continuará assumindo o compromisso de realização desse grande encontro. O nosso evento celebra a importância dos fundidores na história e na economia da cidade, e essa festa será a coroação dessa história por muitos e muitos anos ainda”, destacou.

Além das homenagens e do tradicional “batismo” do Fundidor do Ano, a festa teve um momento especial: a celebração dos 50 anos de formatura da turma de Metalurgia da ETT, um marco que emocionou ex-alunos e professores.

O evento encerrou com uma confraternização que reuniu diferentes gerações do setor, resgatando memórias e fortalecendo os laços entre profissionais que escreveram, e ainda escrevem, a trajetória da fundição em Joinville.

Joinville fortalece posicionamento no turismo de negócios ao participar da Experience Expo Anterior

Joinville fortalece posicionamento no turismo de negócios ao participar da Experience Expo

Primeira edição da FLIJ movimenta Joinville com três dias de literatura, música, dança e arte urbana Próximo

Primeira edição da FLIJ movimenta Joinville com três dias de literatura, música, dança e arte urbana

Deixe seu comentário